• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Investigações resultam em sequestro de bens e valores de traficante no Pará


Investigações realizadas pela equipe do NCCLD (Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), da Polícia Civil, resultaram no sequestro de bens e valores de um traficante de drogas preso em agosto deste ano, durante a operação “Lago Sob Névoa”, em Tucuruí, sudeste do Pará. Denominada de operação “Gotham City”, a investigação policial partiu do crime de tráfico de drogas para apurar o cometimento de lavagem de dinheiro por parte de João Cícero de Alencar, 54 anos, conhecido por “João Banana”, considerado o líder da organização criminosa. Na ocasião, 17 pessoas foram presas em Tucuruí em cumprimento a mandado de prisão judicial acusadas de envolvimento em um esquema de venda de drogas na região. Cerca de R$ 2 milhões em cheques foram apreendidos em poder de Alencar. O acusado permanece cautelarmente preso desde agosto.
De acordo com as investigações, em  pouco mais de dez anos, “João Banana” reuniu um considerável patrimônio. Investigado pelo crime de lavagem de dinheiro, ele construiu uma verdadeira instituição financeira paralela (agiotagem) em Tucuruí fazendo empréstimos de grandes quantias em dinheiro a pessoas da região. As investigações realizadas pela equipe do NCCLD resultaram na representação pelo sequestro dos bens do acusado. A representação teve deferido pedido pelo Poder Judiciário Estadual que determinou o bloqueio de dezesseis contas correntes perfazendo a quantia de R$ 58 mil, o sequestro de 24 bens imóveis e de cinco veículos automotores.
O patrimônio de “João Banana” ficará à disposição da Justiça. O preso terá de comprovar a origem dos valores. Não comprovada a licitude dos bens, tudo será sequestrado e terá destinação ao Poder Público. A operação “Gotham City”, do NCCLD, resultou da intensificação do trabalho de investigação policial fundamentada em elementos informativos de prova coletados com inteligência financeira, seguindo as modernas técnicas de investigação utilizadas pelas mais eficientes instituições policiais do mundo.

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter