• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Plantio de cebola é realidade em Paragominas



















Tudo começou quando os agricultores Antonio Carlos e Gilson Gomes ouviram com atenção dois trabalhadores rurais pernambucanos que vieram em busca de trabalho em Paragominas. Depois de um ano aqui na cidade, Carlos Augusto e Matias da Silva Sousa  foram trabalhar no Condomínio Rural.
Foi nesse período que começaram a comentar que plantar cebola seria viável, já que o custo benefício deixa um bom lucro até mesmo para pequenos produtores. Carlos Augusto e Matias sabiam do que estavam falando, e falaram com tanta propriedade que conseguiram convencer Antonio Carlos e Gilson Gomes a investir num experimento com acompanhamento técnico do engenheiro agrônomo Roberto, da Emater.




















Lá na cidade de Juazeiro, em Pernambuco, os dois eram cultivadores de cebola e aqui entraram também no negócio com a experiência de quem conhece o ramo.
Mas para os paragominenses, isso seria praticamente impossível, já que nunca se havia falado que estas terras seriam propícias para o plantio de cebolas de cabeça.
Depois de 120 dias de intenso trabalho, o resultado foi melhor que o esperado. “Hoje já podemos dizer que Paragominas tem uma terra bastante produtiva e a cebola pode ser inserida na lista dos produtos da agricultura familiar”, disse Antonio Carlos.
O investimento é pequeno, dependendo da capacidade e do tamanho da área a ser cultivada e o lucro é garantido se houver parceria com os órgãos competentes e, principalmente, o apoio técnico da Emater e o acompanhamento da Secretaria de Agricultura Municipal.

Gilson Gomes, engenheiro agrônomo Roberto e Antonio Carlos

Gilson Gomes e Antonio Carlos, impulsionados pela motivação de Carlos Augusto e Matias da Silva Sousa se tornam os primeiros agricultores a acreditar numa idéia inovadora para a região e terão a oportunidade de sacudir o mercado interno colocando nos supermercados e nas feiras cebola da melhor qualidade e com preço altamente competitivo.
O engenheiro agrônomo Roberto, da Emater, disse que ficou extremamente satisfeito com a experiência e com o resultado positivo obtido com esta colheita. “A gente vê que a cebola plantada neste campo experimental é de boa qualidade e não deixa nada a desejar com a cebola que vem de outros estados. Isso significa dizer que se os agricultores quiserem, poderão ter uma margem de lucro muito maior que o milho, com menos trabalho e com boa produção”, concluiu.


















O secretário municipal de Agricultura, Marcos Amaral, que esteve presente neste momento histórico para a agricultura familiar disse que está certo de que a partir deste experimento, muito bem elaborado pelo engenheiro agrônomo Roberto e pelos agricultores Antonio Carlos e Gilson Gomes, Paragominas dá mais um passo importante nesta nova cultura e que o prefeito Adnan Demachki dará todo o apoio necessário para que o município se torne um grande produtor de cebolas de cabeça, incentivando o incremento deste produto no mercado interno.

Fonte: Jorge Quadros



Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter