• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Vereadores acusam PMB de fazer leilão irregular

Os vereadores Carlos Augusto Barbosa (DEM) e Augusto Pantoja (PPS) se declararam “indignados” com o leilão de mais de 100 máquinas cedidas pelo Governo do Estado para a Prefeitura de Belém, por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que deveriam ter sido utilizadas na desobstrução dos canais de Belém, o que não teria sido feito. As máquinas foram leiloadas, ontem de manhã, no ginásio da Guarda Municipal.
Barbosa e Pantoja, que acompanharam de perto o leilão, questionaram o estado de conservação das máquinas e as pessoas que se encontravam no local para comprar os veículos. “As máquinas que foram doadas no primeiro ano do governo do Jatene estão em ótimas condições de uso, estão seminovas e estão sendo leiloadas ‘a preço de banana’, a R$ 2 mil para compradores certos”, afirmou Barbosa.
Eles foram verificar “in loco” o que chamam de descumprimento da prefeitura quanto à recomendação contrária ao leilão do quarto promotor de justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Domingos Sávio, levando o documento em mãos. Segundo a recomendação, o leilão é um “ato atentatório aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da supremacia do interesse público, sujeitando-o, pois, a responder, judicialmente pela prática de ato de improbidade administrativa”.

CARTAS MARCADAS

Carlos Augusto denunciou, em 2007, que as máquinas leiloadas foram entregues pela prefeitura à empresa Belém Ambiental, que tinha ganhado a licitação para realizar as limpezas de canais no município. “Hoje são as mesmas pessoas, as mesmas empreiteiras da prefeitura que estavam usando as máquinas sem custo nenhum, que estão comprando por preços mínimos”, disse.
Foram leiloados caminhões, retroescavadeiras, patrol “que ainda não foram pagos e estão sendo vendidos”, segundo o vereador.
Barbosa foi um dos apenas sete vereadores que assinaram pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o destino das máquinas que seriam usadas na macrodrenagem da bacia do Una.
A Prefeitura de Belém informou, por meio de nota, que as máquinas, destinadas à dragagem dos canais das obras de macrodrenagem do Governo do Estado, foram incorporadas aos equipamentos da PMB em 2005. A nota afirma ainda que “a PMB exerce a política de leiloar equipamentos que encontram-se em estado inservível, ou seja, sem condições de uso na execução de tarefas pertinentes às atividades da gestão municipal. Nestes casos, e de forma legal, a PMB opta pelo leilão desses equipamentos”.
A PMB informou ainda que “somente parte dos equipamentos deteriorados foi leiloada”. O restante do maquinário continuaria em funcionamento atuando na limpeza e desobstrução dos canais da cidade. “Os equipamentos leiloados foram imediatamente substituídos por outros e, como tal, destinados à execução das obras e serviços de responsabilidade da administração municipal”. 
(Diário do Pará)

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter