• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Presos membros de quadrilha que clonava cartões

Policiais militares prenderam, no município de Itaituba, dois membros de uma quadrilha especializada em clonagem de cartões de crédito em pelo menos quatro estados do Brasil. Nilson Jacome Costa, de 51 anos, e João Lima Furtado, de 62, vinham sendo monitorados pelo Serviço Reservado da Polícia Militar há mais de dois meses.
Durante a operação de busca, imagens da ação dos criminosos foram gravadas por policiais, o que facilitou a prisão da dupla. Nilson Jacome é apontado como o chefe da quadrilha, que utilizava uma parafernália eletrônica para fazer a clonagem dos cartões. O equipamento era acoplado aos caixas eletrônicos para fazer a leitura dos dados do dono do cartão. Próximo aos terminais, era instalada uma mini-câmera que gravava o momento da operação e a senha. Em seguida, com as informações em mãos, a quadrilha fazia a clonagem.
João Lima Furtado seria o responsável por fazer os saques. Os dois homens foram autuados em flagrante por estelionato e formação de quadrilha. O delegado Antônio Carlos Corrêa da Silva, que preside o inquérito, descobriu outra informação que agrava a situação da dupla. Nilson já foi preso, neste ano, em Porto Velho, Rondônia, pelo mesmo crime. Junto com dele foram presos, naquela ocasião, os maranhenses Fernando Rodrigues, 26, e Gilvan Araújo Aguiar, 27 anos.
Há informações de que as ações da quadrilha já renderam prejuízos de mais de R$ 600 mil a clientes da rede bancária. Em Itaituba, eles ficavam hospedados em dois hotéis distintos, o que era utilizado como um subterfúgio para evitar suspeitas.
O coronel Josafá Borges, comandante de Policiamento Regional da PM, reforçou que Nilson e João Lima ainda são suspeitos de envolvimento no mesmo crime em pelo menos seis estados, e, segundo a polícia, eles podem fazer parte de uma quadrilha bem maior, que age no país inteiro.
Depois da prisão da dupla, a polícia continuou as investigações e chegou até Rosenildo da Silva Viana, de 36 anos, conhecido por “Caçula”, que, de acordo com a polícia, conduzia a dupla durante as operações criminosas. Ele foi detido e levado para a delegacia para prestar informações. Diante do delegado, “Caçula” negou qualquer envolvimento com o bando, e disse que está disposto a cooperar com as investigações. Na manhã desta segunda-feira, “Caçula” foi liberado por decisão judicial, mas está incluído no inquérito e pode retornar à custódia da polícia a qualquer momento. (DOL)

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter