• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Guarda Municipal nega truculência com estudantes

Guarda Municipal nega truculência com estudantes (Foto: Thiago Araújo)
















A comandante geral da Guarda Municipal e superintendente da Companhia de Transporte de Belém (CTBel), Ellen Margareth, concedeu entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (9), para falar sobre o tumulto ocorrido na manhã de hoje entre guardas e estudantes que realizavam um protesto em frente ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém.
Ellen Margareth afirmou que "não houve truculência e, sim, o uso moderado da força para a defesa do patrimônio e ordem pública". A ação contou com um efetivo de 52 homens e foi comandada pelo inspetor Roberto Avelar.
De acordo com a comandante, o uso de força se fez necessário diante da agressividade de manifestantes que incitaram a massa a iniciar a confusão, arremessando pedras e pedaços de madeira nos guardas, gerando assim a reação dos agentes municipais.
Ellen Margareth ainda considerou que o protesto não era apenas por conta do aumento da tarifa de transporte coletivo, mas que teria também cunho político-partidário.  Segundo ela, havia uma reunião marcada com representantes do movimento estudantil na manhã de hoje, mas os estudantes não compareceram para realizar o protesto.
Três guardas tiveram ferimentos e precisaram ser levados para um hospital.  O guarda Rildo da Costa, de 42 anos, levou uma pedrada na cabeça e precisará ficar dez dias afastado das funções. Já os guardas Francinaldo e J. Cordeiro sofreram lesões nos  braços e tiveram que passar por intervenções cirúrgicas.
PROTESTO

Estudantes e sindicatos de trabalhadores se concentraram desde as 07h30 de hoje (9), em frente ao Colégio Ulysses Guimarães, no bairro de Nazaré, em Belém, para dar início ao ato contra o aumento das tarifas de ônibus na Região Metropolitana de Belém. O grupo seguia em direção a sede da prefeitura de Belém, onde pretendia tentar uma audiência o governo municipal a revogar o aumento. Houve tumulto entre os cerca de 300 estudantes e a Guarda Municipal, sendo suspensa a reunião com representantes da prefeitura de Belém. A tarifa de ônibus teve reajuste de 10% na RMB, passando de R$ 2,00 para R$ 2,20.
(DOL)

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter