- Clique Aqui
- Clique Aqui
Seguidores
Arquivo do Blog
- maio (11)
- abril (8)
- dezembro (4)
- novembro (7)
- agosto (5)
- julho (1)
- junho (6)
- maio (2)
- março (16)
- fevereiro (20)
- janeiro (15)
- dezembro (47)
- novembro (47)
- outubro (39)
- setembro (25)
- agosto (30)
- julho (48)
- junho (54)
- maio (75)
- abril (76)
- março (117)
- fevereiro (139)
- janeiro (104)
- dezembro (81)
- novembro (99)
- outubro (177)
- setembro (115)
Loading
Novembro terá 17 círios e muita devoção
Ao todo são 17 círios, realizados nas cidades de Acará, Barcarena, Bragança, Breves, Marituba, Marudá, Maracanã, Magalhães Barata, Paragominas, Primavera, Santa Cruz do Arari, São Miguel do Guamá, Soure e Viseu. Acontece ainda as procissões nas localidades de Pitimandeua (em Inhangapi), São Jorge do Prata e no distrito de Icoaraci.
Apesar da devoção ser em torno da mesma Santa, cada município tem a sua peculiaridade. Em Soure, por exemplo, um grupo de homens montados a cavalo e em búfalos faz o cortejo da imagem. Situação semelhante ocorre no círio de Paragominas, no qual uma cavalgada recebe uma bênção especial de Nossa Senhora.
A doméstica Dulci Lobo, moradora de Soure, diz que a procissão de lá é uma das mais bonitas do Estado. “O cortejo a nossa senhora é um dos mais bonitos que já vi. São homens com vestes marajoaras que cavalgam em cavalos e búfalos. São centenas de animais que fazem um lindo cortejo a santa. Vale a pena participar”, lembra.
ICOARACI
Há outros Círios em novembro, como por exemplo, em Icoaraci. Mas a homenagem é para outra Santa: Nossa Senhora das Graças. Tradicionalmente a procissão ocorre no quarto domingo do mês.
Da mesma forma como acontece em Belém, na Vila de Icoaraci os promesseiros seguem dentro da corda e a imagem da Santa é protegida pelos Guardas de Nossa Senhora das Graças. Os Guardas de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém, também participam da caminhada.
Um domingo após a realização do círio de Icoaraci ocorre o de Outeiro, distrito a 18 quilômetros do centro de Belém. Os romeiros prestam sua homenagem à Nossa Senhora da Conceição e abrem assim a programação em homenagem ao dia dedicado à Santa (8 de dezembro).
NA ILHA
Outro distrito que conta com a sua Santa própria e presta honrarias a ela é o do Mosqueiro. Este, já ocorre tradicionalmente no segundo domingo de dezembro e homenageia Nossa Senhora do Ó. A festividade é realizada há 141 anos e atrai milhares de fiéis da ilha e de localidades próximas à ela.
MÊS DA FÉ
ACARÁ
A festividade é celebrada no 3º domingo de novembro desde 1944. Homenageia Nossa Senhora de Nazaré. Como acontece em Belém, a Santa é levada em uma berlinda ornamentada com flores.
ITUPIRANGA
É um dos mais novos do Pará. A primeira procissão foi realizada em 2000. A berlinda, todos os anos, é ornamentada com flores e sementes de frutos da terra, como o açaí, por exemplo. Ocorre no segundo domingo de setembro.
MARITUBA
Antiga colônia de Hansenianos, Marituba teve seu primeiro Círio realizado em 1942, no terceiro domingo de novembro. O Círio ocorre graças aos internos do local que nunca deixaram de ter fé e esperança de dias melhores. A Virgem de Nazaré aparece como a grande intercessora da fé dos internos junto a Deus.
PARAGOMINAS
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Paragominas é marcado pela fé e pela cavalgada que percorre a cidade e recebe uma bênção toda especial de Nossa Senhora. Realizado desde 1933, o Círio acontece no terceiro domingo de novembro.
PARAUAPEBAS
O Círio em homenagem à Virgem de Nazaré acontece no quarto sábado de outubro, e não no domingo. A devoção iniciou com homenagem feita num pequeno altar de uma loja local e foi adotada como tradição religiosa e cultural pelos moradores.