- Clique Aqui
- Clique Aqui
Seguidores
Arquivo do Blog
- maio (11)
- abril (8)
- dezembro (4)
- novembro (7)
- agosto (5)
- julho (1)
- junho (6)
- maio (2)
- março (16)
- fevereiro (20)
- janeiro (15)
- dezembro (47)
- novembro (47)
- outubro (39)
- setembro (25)
- agosto (30)
- julho (48)
- junho (54)
- maio (75)
- abril (76)
- março (117)
- fevereiro (139)
- janeiro (104)
- dezembro (81)
- novembro (99)
- outubro (177)
- setembro (115)
Loading
Belém será capital aquática em março
Serão 14 países e mais de 500 atletas em duas semanas de provas na capital paraense. A primeira semana - 12 a 18 - é da natação, maratonas aquáticas e saltos ornamentais. Nado sincronizado, polo aquático feminino e polo aquático masculino dominam a segunda metade que vai de 19 a 25 de março.
O Sul-Americano é mais um dos eventos que servem como seletiva da natação brasileira para os Jogos Olímpicos de Londres, aliás, vários dos 14 países participantes usarão o evento para auxiliar na formação de suas seleções nacionais.
O time de atletas do Brasil desembarca em Belém na segunda-feira, 12/03. Depois de Belém, os nadadores apenas poderão buscar vagas olímpicas no Troféu Maria Lenk, de 24 a 28 de abril, e na Tentativa Olímpica, de 9 a 12 de maio, ambas no Rio de Janeiro. Esta última apenas para os que tentam índice em provas que permanecerem com lugares vagos após o término do Maria Lenk.
Os saltadores encontrarão no norte do país, os fortes adversários colombianos e venezuelanos que também conseguiram vagas nos Jogos Olímpicos durante o Pré-Olímpico realizado em Londres, de 20 a 26 de fevereiro. Nas maratonas, a prova prepara para a etapa da Copa do Mundo de Eilat, em Israel, em 1º de abril, apenas 14 dias após os 10 km no Sul-Americano.
O nado sincronizado e o polo aquático estarão a poucos dias de distância dos seus respectivos torneios Pré-Olímpicos e o Sul-Americano será uma excelente oportunidade de mostrar ao público como estão para enfrentar o grande desafio. O polo masculino disputa em Edmonton, no Canadá, de 1º a 7 de abril; o feminino vai para Trieste, na Itália, de 17 a 25 de abril; e o nado compete em Londres, de 18 a 22 do mesmo mês.
Estrutura
O Parque Aquático do Pará, em Belém, passa pelos últimos preparativos. Até este fim de semana tudo estará pronto de acordo o cronograma estabelecido pelo Governo do Estado, afirma a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, que acompanha as obras no parque.
O vice-presidente da confederação, Luiz Soares, verificou, nesta quinta-feira, 1º de março, os últimos detalhes que o parque está recebendo para as competições, e observou que boa parte da infraestrutura já está pronta. “A piscina Olímpica, onde serão realizadas as provas de natação, nado sincronizado e polo aquático, o tanque de saltos ornamentais, as arquibancadas e a sala de monitoramento já estão prontos. O resto está recebendo os últimos retoques”, observou Luiz.
Além das arquibancadas de concreto, que já foram revitalizadas, foram instaladas arquibancadas extras em volta do parque, para garantir a participação do público. Foram instalados também refletores e, nos vestiários, o revestimento do piso está sendo aplicado. Até o final de semana, devem ser instalados o placar eletrônico, placas de toque (nas raias) e placas na cabeceira das raias. Estes dois últimos equipamentos, de acordo com Luiz, são de altíssima tecnologia, e garantem ainda mais profissionalismo ao campeonato. “Essas placas marcam o tempo da largada de cada nadador. Se por um acaso algum deles ‘despregar’ da cabeceira antes da largada do juiz, ele poderá ser eliminado. A outra placa, a de toque, é para marcar o tempo de ida e volta do nadador durante a competição. Tudo isto será monitorado em uma sala, por computadores, que oferecerão o resultado simultaneamente”, explicou o vice-presidente.
Esportes, locais e datas
Natação e Saltos Ornamentais - Uepa /Esef - 14 a 17 de março
Maratonas Aquáticas - Estação das Docas - 16 e 18 de março
Polo Aquático - Uepa /Esef - 20 a 24 de março
Nado Sincronizado- Uepa /Esef - 21 a 24 de março
Países
Argentina / Aruba (convidado) / Brasil / Bolívia / Chile / Colômbia / Equador / Guiana / Panamá (convidado) / Suriname / Venezuela / Peru / Paraguai / Uruguai.
Atletas
Maratonas Aquáticas
Fem
Ana Marcela Cunha (5 e 10 km ), Betina Lorscheitter (5 e 10 km )
Masc
Allan do Carmo (5 e 10 km ), Samuel de Bonna (5 km), Victor Colonese (10 km )
Nado Sincronizado
Lara Teixeira, Nayara Figueira, Giovana Stephan, Lorena Fontes Molinos, Maria Eduarda Pereira, Maria Bruno, Jéssica Noutel Gonçalves, Pamela Nogueira, Gabriella Figueiredo, Daniella Figueiredo e Luisa Nunes Borges.
Natação
Fem
Ana Carla Carvalho, Carolina Bilich, Daynara de Paula, Etine Medeiros, Fernanda Alvarenga, Gabriella Silva, Graciele Herman, Joanna Maranhão, Larissa Oliveira, Manuella Lyrio, Natália Mendes Diniz, Tatiana Lemos, Tatiane Sakemi e Thammy Venturim.
Masc
André Schultz, Bruno Fratus, Cesar Cielo Filho, Daniel Ozerchowski, Felipe França Silva, Glauber Silva, Henrique Barbosa, Henrique Rodrigues, João Gomes Júnior, Kaio Márcio Almeida, Leonardo de Deus, Luca Kanieski, Luiz Rogério Arapiraca e Thiago Pereira.
Saltos Ornamentais
Fem
Juliana Veloso, Andressa Mendes, Tammy Galera Takashi, Milena Canto Sae
Masc
Cesar Castro, Cassius Duran, Hugo Parisi, Luiz Felipe Outerelo
Polo Aquático Feminino - Manuela Canetti, Cecília Canetti, Marina Canetti, Luiza Carvalho, Marina Zablith, Izabela Chiappini, Lucienne Maia, Viviane Bahia, Camila Gomes, Flavia Vigna, Mirella Coutinho, Melanie Dias e Gabriella Mantellato Dias.
Polo Aquático Masculino - Ainda em fase de definição pela comissão técnica.
(DOL, com informações de assessoria e da Agência Pará)