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Primeiras impressões: Volvo C30 R-Design
Hatch de luxo em versão mais esportiva conquista pelo desempenho.
Interior sóbrio demais deixa o habitáculo sem graça, ao contrário do exterior.
Embora o carro esteja fora da campanha agressiva da montadora sueca para atrair a atenção de consumidores mais jovens, ele é sim a versão mais descolada e mais esportiva do modelo de entrada da marca.
Também é a mais cara. O modelo sai por R$ 139.990 (com aumento de IPI) — já a versão ‘tradicional’ custa a partir de R$ 99.990. Diferença justificada por mudanças consideráveis no acabamento e pelo chassi mais rígido. O C30, especificamente na linha R-Design, vem equipado com rodas Miridis Diamond de aro 18”, spoiler dianteiro e teto solar elétrico.
Entre as novidades exteriores, a linha esportiva tem o acabamento dos espelhos retrovisores, dos faróis de neblina e da grade dianteira em metal polido. A grade conta também com o logo R-Design e os escapamentos tem as pontas cromadas. A seção inferior da carroceria vem na mesma cor do veículo, diferentemente dos modelos convencionais, nos quais o acabamento é sempre preto.
No interior do carro, há predomínio de acabamentos de metal, com detalhes de alumínio nas portas, no console central e no volante. O câmbio é revestido em couro perfurado, assim como o volante. Os pedais são de alumínio escovado, mas têm detalhes de borracha, que, garantem aderência e, assim, controle nos movimentos.
Câmbio: automático
Comprimento:4,26 m
Entre-eixos: 2,64 m
Largura: 1,78 m
Altura:1,45 m
Peso:1.350 kg
Porta-malas: 364 l
Preço: a partir de R$ 139.990
Câmbio: automático
Comprimento:4,32 m
Entre-eixos: 2,99 m
Largura:1,56 m
Altura:1,42 m
Peso:1.390 kg
Porta-malas: 360 l
Preço: a partir de R$ 113.370
Câmbio:automático
Comprimento:3,72 m
Entre-eixos: 2,46 m
Largura: 1,68 m
Altura: 1,41 m
Peso: kg
Porta-malas: 160 l
Preço: a partir de R$ 143.950
Câmbio: S tronic
Comprimento: 4,29 m
Entre-eixos: 2,57 m
Largura: 1,76 m
Altura: 1,42 m
Peso: 1.370 kg
Porta-malas: 370 l
Preço: a partir de R$ 133.100
Impressões
Nas ruas, o que o motorista conduz é um carro precisamente bem elaborado. Sim, é um Volvo e, apesar de se tratar de um modelo com acabamento interno mais modesto e o seu desenho já não ser mais tão novidade assim, o prazer de dirigir é o que justifica a sua compra, diante dos concorrentes com preços e perfis semelhantes.
O conjunto motor transmissão, aliado à suspensão - calibrada para não ser nem tão firme e nem tão molenga - e ao volante de empunhadura confortável, é o que garante a sensação de segurança e precisão nas manobras.
O motor é um 2.5 a gasolina transversal, de cinco cilindros em linha, 20 válvulas, comando duplo (DOHC), variação de válvulas e injeção direta de combustível. Ele garante 230 cavalos de potência máxima a 5.000 rpm. O torque máximo é de 32,6 kgfm entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. O câmbio é automático de cinco velocidades Geartronic. Assim, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. A velocidade máxima é de 240 km/h.
No entanto, a vida do condutor poderia ser mais confortável se o banco não fosse tão baixo, que dificulta o entra e sai do carro, além de prejudicar a visibilidade dianteira. Infelizmente, consequências de um design arrojado. Assim como no Evoque, a visão traseira também é comprometida pelo rebaixamento do teto e o vidro pequeno.
Por outro lado, o estofamento dos bancos frontais é reforçado tanto no assento quanto no encosto, proporcionando uma posição mais confortável na estrada.
O que podia melhorar, e muito, é o acabamento interno. O carro tem ajuste elétrico do banco do motorista, tem bons materiais aplicados em bancos, painel, portas etc., mas é tão discreto e de cor tão sóbria que torna o veículo insosso por dentro (mesmo a versão bege). O painel, inclusive, tem mostradores tão simples que parecem se tratar de um carro bem mais barato.
Perto de um Mini Cooper S, por exemplo, que traz tanto detalhe que demora uma semana para se dar conta de todos, o C30 R-Design traz um acabamento muito tímido.
O meio do caminho entre ele e um Cooper seria uma boa medida para animar a vida no habitáculo – tantas horas de trânsito merecem um aconchego maior, especialmente para o carona.
Fonte: G1