• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

“Girândolas de Miritis” inaugura hoje no BASA

O universo da produção de brinquedos de miriti do município de Abaetetuba é o tema principal da exposição “Girândolas de Miritis”, que será aberta hoje no Espaço Cultural do Banco da Amazônia.
A curadoria da exposição está sob a responsabilidade do artista visual Emanuel Franco e contará com a participação de oito artesãos que produziram os brinquedos com exclusividade para a composição das instalações visuais que serão montadas nos painéis expositivos do espaço cultural.
Os brinquedos foram confeccionados pelos artesãos Amadeu Sarges, Célio Ferreira, Manoel Benedito Sozinho, Manoel Vilhena, Manoel Pantoja, Manoel de Jesus Sozinho, Manoel Miranda e Nina Abreu.
As instalações foram desenhadas com variadas distribuições dos brinquedos nos espaços, mostrando a diversidade de formas, dimensões e cores apresentadas, com destaque às identidades estéticas de produção de cada artesão participante. Além dos brinquedos no seu formato conclusivo, a exposição levará ao conhecimento do público visitante os processos de criação dos mesmos, desde os cortes nos braços da folha do miriti até as técnicas de modelagem e pintura.
A curadoria da mostra selecionou os tipos mais comuns de brinquedos, os quais vêm se destacando como ícones de todo um conjunto que, a cada ano, associa-se aos festejos do Círio de Nazaré compondo a visualidade popular nesse período religioso. Imagens típicas como a cobra, o tatu, as pombinhas, o casal de dançarinos, a roda gigante, as embarcações regionais, fazem parte dessas instalações.
Durante o período da exposição, será projetado o vídeo de animação “Miritis”, de Andrei Miralha, que faz alusão também a esse universo de produção artesanal. A mostra foi incluída na programação do Banco da Amazônia relativa às festividades do Círio de Nazaré.
O hall será decorado obedecendo a mesma temática da exposição e terá uma instalação com anjinhos de miriti confeccionados pelos mesmos artesãos que participam da mostra e ilustrados por fragmentos do romance “Girândolas”, de Daniel da Rocha Leite e fotografias de Alexandre Lima e Emanuel Franco. O design gráfico é do arquiteto Vitor Blanco.
VEJA
Exposição “Girândolas dos Miritis”. Abertura hoje, às 18h30, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia (Av. Pres. Vargas, 800, esquina com Tv. Carlos Gomes). Informações: 4008-2869/3193. (Diário do Pará)

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter