• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,







A Secretaria Municipal de Agricultura de São Miguel do Guamá – SEMAGRI SMG tem por finalidade desenvolver ações no sentido de criar condições propicias para o melhor aproveitamento econômico dos produtos de origem animal e vegetal, a fim de obter elevação da produtividade na região do município; Ações objetivando o desenvolvimento e a Promoção da pecuária; Ações no sentido de desenvolver uma política de cooperativismo no Município, oferecendo condições de assistência técnica e fomento a produções locais, entre outras ações.
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
Através de atividades realizadas pela SEMAGRI SMG no município no intuito deincrementar a produção agrícola municipal com aumento da produção através de tecnologias, que aumentam a produtividade diminuindo impactos ambientais, visando o desenvolvimento sustentável do município de São Miguel do Guamá.
O PROJETO SEMEIA GUAMÁ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender, reunindo parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de infraestrutura e obras, para o crescimento do município.
Justificativa
A instalação de hortas com espécies olerícolas nas Escolas situadas nas áreas do município de São Miguel do Guamá, faz parte de uma nova concepção de encontrar alternativas viáveis para, ora sendo discutida e definida sua implementação, atendendo ao eixo de produção, com vistas ao desenvolvimento sustentável na área de influência do projeto.
            Esta atividade estará integrada aos projetos pedagógicos das escolas, de sorte que o publico alvo como o alunado, funcionários, bem como as demais pessoas da comunidade possam ser despertados para as atividades produtivas com sustentabilidade, a exemplo da olericultura e, sobretudo, contribuindo para a adoção de princípios básicos da boa alimentação, pelo publico alvo.
As primeiras escolas selecionadas para este projeto são:
1-E M E F São Jose Operário-Rua Oscar Paes, S/N - Perpetuo Socorro
2-E M E FExternato Santo Antônio Maria Zacarias-Av. Justo Chermont, 1046 
2-E M E F PE Leandro Pinheiro-Rua DR Fernando Cruz, 519 - São Manoel
3- E M E F PE Sátiro-Rua 7 de Janeiro - Perpetuo Socorro
Além do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Centro de Referencia Assistência Social-CRAS Moacir Neto(todos orientados pela técnica agropecuária Lusiane Oliveira).
Nas comunidades da Ladeira, Bela vista, Santana do Urucuri e Sagrada Família, as escolas estão sendo atendidas pelo Técnico Agrícola Antônio Lopes.
As escolas atendidas pelo Técnico agropecuário Josilei Adriano, são:
1-      E M E F PROF. HILDA OLIVEIRA DA SILVA - Bairro PERPÉTUO SOCORRO ;
2-      E M E F TOMAZ DE AQUINO DE OLIVEIRA NETO ;
3-      E M E F CEL NEY R PEIXOTO - Bairro PATAUATEUA ;
4-       E M E F JOAO SIMÃO TRAVASSOS ;
5-      E M E F LICURGO PEIXOTO;
6-      E M E F SAO PEDRO - Bairro PERPETUO SOCORRO.
j     Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

 jj

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter