• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Dia 5 é o dia D para vacinar contra a gripe

No próximo sábado, 5, mais 784 mil paraenses devem participar do “Dia D” de vacinação contra a gripe em todo o Estado. A campanha é direcionada a idosos, gestantes, crianças de 6 meses a dois anos de idade, indígenas e profissionais da saúde. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), mais de um milhão de doses serão distribuídas para sete mil postos de vacinação. Até o final da campanha, no próximo dia 25, 981.085 pessoas devem ser imunizadas contra a gripe. A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus, inclusive contra o Influenza H1N1 (causador da Gripe A ou gripe suína como também ficou conhecida), que, no ano passado, provocou a morte de 53 pessoas no Brasil. Este ano, três casos da doença foram registrados no Pará, sendo que dois destes somente em Belém.
Esta será a 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A estimativa é vacinar pelo menos 80% da população alvo (784.868 pessoas), que está mais vulnerável a gripe. As doses estarão disponíveis em todos os postos de saúde que deverão funcionar no sábado – Dia D – das 8 h até às 17 h. Em todo país, mais de 24 milhões de brasileiros devem se imunizar. A Sespa chama atenção para as mulheres grávidas, que no ano passado representaram o menor grupo que procurou se imunizar contra a gripe, doença que pode trazer sérias complicações se não for tratada com cuidado.
Em Belém, a campanha começou mais cedo, no último dia 25, por causa da demanda. Mais de 1600 pessoas estarão envolvidas com o Dia D de Vacinação. O Ministério da Saúde espera que o município imunize um total de 116.409 idosos, 18.307 gestantes, 36.075 crianças e mais 18.689 profissionais de saúde. Este é o maior público de toda a Região Norte que será imunizado durante a campanha. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), Carlene Castro, a antecipação da campanha em Belém se deve as particularidades da região que também atende a população ribeirinha. “A vacina é anual e mesmo quem já tomou a dose no ano passado deve tomar novamente este ano”, atentou. Dentre as preocupações de Carlene está a imunização contra o H1N1, que já infectou duas pessoas este ano, mas que foram tratadas e não apresentaram complicações. “O vírus já está em território nacional, por isso devemos nos prevenir da doença”, frisou. A vacinação acontece até o dia 25 deste mês em todos os postos de saúde. No sábado, Dia D, além das unidades municipais de saúde, a população de Belém pode procurar pelos postos fixos para se imunizar, eles vão funcionar no SESC – Doca, Yamada Plaza, IT Center, Ure Presidente Vargas e Ambulatório Médico da Polícia Militar. (Diário do Pará)

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter