• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Policiais fazem apreensão de 4,5 toneladas de mapará em Almeirim

Distribuição dos peixes apreendidos


A Polícia Civil do município de Almeirim, noroeste do Pará, realizou a apreensão de 4,5 toneladas da espécie da peixe Hipophthalmus Endentatus, popularmente conhecida como “Mapará”. A operação foi coordenada pelo delegado Arthur Braga, com o apoio da Polícia Militar local, sob comando do sargento Dias. A ação policial foi deslanchada, no último sábado, para dar resposta às denúncias de que embarcações, conhecidas como geleiras, vindas de Santarém e Monte Alegre, no Pará, eram usadas para transportar ilegalmente peixe, às margens do rio Amazonas, no período do chamado Defeso (época em que a caça, transporte e venda do produto é proibida). Junto com os investigadores Carlos Eduardo Matos e Max Lins e escrivão João da Silva, o delegado coordenou incursões no rio Amazonas para combater o crime.
 
Os policiais fizeram a abordagem de uma embarcação, tipo geleira, denominada “BP Taís”, oriunda de Monte Alegre. Durante busca na parte interior do barco, os policiais constataram o transporte de peixe irregular no período de defeso. Os policiais determinaram ao dono da embarcação, Aldrim Fereira Gomes, 42 anos, natural de Prainha, que a embarcação fosse levada para o município de Almeirim. Já na Delegacia, Aldrim informou ao delegado que é o proprietário do pescado (Mapará). Disse ainda o indiciado que não possuía nota-fiscal do peixe e sabia que o pescado estava na época do defeso. Ele foi autuado com base na lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais), no artigo 34, parágrafo único e Inciso III.

O delegado explica que o período de defeso veda atividade de caça, coleta, pesca esportiva e comercial, assim como o transporte dessa espécie de peixe, visando à preservação e garantindo a reprodução para que a espécie seja preservada e possa servir, também à mesa dos que dependem do peixe para a subsistência. Todo pescado apreendido foi distribuído para população carente de Almeirim, nos bairros Buritizal; Palhal e Nova Vida. A ação policial segue orientações da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, sob comando do delegado Gilberto Aguiar, e da Diretoria de Polícia do Interior, sob direção do delegado Sílvio Maués.

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter