• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Estradas terão 200 homens na Operação Carnaval

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) mobilizará mais de 200 homens na Operação Carnaval 2012, que será realizada de forma integrada pelos órgãos do Sistema de Segurança e Defesa Social do governo do Estado. Para garantir a segurança nas vias de acesso aos principais locais de folia, a operação contará ainda com 25 viaturas, 30 motocicletas e o apoio do canil da Polícia Militar. O principal objetivo é a redução no número de mortes no trânsito.

O efetivo será distribuído em 21 pontos de fiscalização, em todo o Estado. “Além dos pontos em que, normalmente, já fazemos a fiscalização, que são 17, vamos também cobrir os municípios de Tucuruí, Bragança, Marudá e Vigia”, informou o comandante da PRE, Wilson Araújo. Segundo ele, cerca de 100 policiais, além do efetivo normal, serão destacados para garantir a segurança nos locais selecionados.

Alguns pontos estratégicos também estarão equipados com bafômetro e OCR (sigla em inglês de Optical Character Recognition – Reconhecimento Ótico de Caracteres). Em quatro segundos, os radares inteligentes fazem a leitura das placas dos veículos em longa distância. Com o monitoramento, a polícia poderá reconhecer veículos roubados, furtados ou com pendência judicial que circularem pelas rodovias estaduais.

Combate ao tráfico - Além da fiscalização, a PRE atuará com abordagens a condutores e revistas nos veículos, para combater o tráfico de drogas. “Nós paramos os carros por amostragem para a fiscalização de trânsito e, quando há suspeitas, nós abordamos os condutores. A partir desse procedimento é que conseguimos apreender, no ano passado, 54 kg de maconha, que iriam abastecer o Carnaval. Há duas semana nós já apreendemos 23 kg”, disse o major Araújo.

A Operação Carnaval 2012 teve início nesta quinta-feira (17) e prossegue até a quarta-feira de cinzas (22). Para garantir a tranquilidade no caminho rumo à folia, o comandante da PRE informou que alguns cuidados básicos devem ser tomados pelos condutores na estrada. Segundo ele, primeiramente o motorista deve fazer a revisão do veículo e dos itens de segurança. Antes de sair também é necessário verificar se a documentação está em ordem.

“Outro ponto fundamental que o condutor deve ter em mente é não ter pressa para chegar ao destino. A pressa é que faz as pessoas cometerem mais infrações, como ultrapassar na curva e nas pontes. Outro ponto é no caso de pane mecânica. Caso aconteça, é necessário que a sinalização com o triângulo seja posta a pelo menos 30 metros do veículo. Antes disso não funciona, porque os demais condutores não têm tempo para perceber e desviar”, acrescentou. (Agência Pará)

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter