• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Novembro terá 17 círios e muita devoção

O mais conhecido círio do Pará é o que homenageia a Virgem de Nazaré é em Belém, sempre em todo segundo domingo de outubro. No interior do Estado, porém, diversos municípios exaltam os santos que consideram como os protetores das cidades. O fato mais curioso é que o mês que bate recorde de celebrações em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, segundo a Arquidiocese de Belém, é o de novembro.

Ao todo são 17 círios, realizados nas cidades de Acará, Barcarena, Bragança, Breves, Marituba, Marudá, Maracanã, Magalhães Barata, Paragominas, Primavera, Santa Cruz do Arari, São Miguel do Guamá, Soure e Viseu. Acontece ainda as procissões nas localidades de Pitimandeua (em Inhangapi), São Jorge do Prata e no distrito de Icoaraci.

Apesar da devoção ser em torno da mesma Santa, cada município tem a sua peculiaridade. Em Soure, por exemplo, um grupo de homens montados a cavalo e em búfalos faz o cortejo da imagem. Situação semelhante ocorre no círio de Paragominas, no qual uma cavalgada recebe uma bênção especial de Nossa Senhora.

A doméstica Dulci Lobo, moradora de Soure, diz que a procissão de lá é uma das mais bonitas do Estado. “O cortejo a nossa senhora é um dos mais bonitos que já vi. São homens com vestes marajoaras que cavalgam em cavalos e búfalos. São centenas de animais que fazem um lindo cortejo a santa. Vale a pena participar”, lembra.

ICOARACI

Há outros Círios em novembro, como por exemplo, em Icoaraci. Mas a homenagem é para outra Santa: Nossa Senhora das Graças. Tradicionalmente a procissão ocorre no quarto domingo do mês.

Da mesma forma como acontece em Belém, na Vila de Icoaraci os promesseiros seguem dentro da corda e a imagem da Santa é protegida pelos Guardas de Nossa Senhora das Graças. Os Guardas de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém, também participam da caminhada.

Um domingo após a realização do círio de Icoaraci ocorre o de Outeiro, distrito a 18 quilômetros do centro de Belém. Os romeiros prestam sua homenagem à Nossa Senhora da Conceição e abrem assim a programação em homenagem ao dia dedicado à Santa (8 de dezembro).

NA ILHA

Outro distrito que conta com a sua Santa própria e presta honrarias a ela é o do Mosqueiro. Este, já ocorre tradicionalmente no segundo domingo de dezembro e homenageia Nossa Senhora do Ó. A festividade é realizada há 141 anos e atrai milhares de fiéis da ilha e de localidades próximas à ela.

MÊS DA FÉ

ACARÁ


A festividade é celebrada no 3º domingo de novembro desde 1944. Homenageia Nossa Senhora de Nazaré. Como acontece em Belém, a Santa é levada em uma berlinda ornamentada com flores.

ITUPIRANGA

É um dos mais novos do Pará. A primeira procissão foi realizada em 2000. A berlinda, todos os anos, é ornamentada com flores e sementes de frutos da terra, como o açaí, por exemplo. Ocorre no segundo domingo de setembro.

MARITUBA

Antiga colônia de Hansenianos, Marituba teve seu primeiro Círio realizado em 1942, no terceiro domingo de novembro. O Círio ocorre graças aos internos do local que nunca deixaram de ter fé e esperança de dias melhores. A Virgem de Nazaré aparece como a grande intercessora da fé dos internos junto a Deus.

PARAGOMINAS

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Paragominas é marcado pela fé e pela cavalgada que percorre a cidade e recebe uma bênção toda especial de Nossa Senhora. Realizado desde 1933, o Círio acontece no terceiro domingo de novembro.

PARAUAPEBAS

O Círio em homenagem à Virgem de Nazaré acontece no quarto sábado de outubro, e não no domingo. A devoção iniciou com homenagem feita num pequeno altar de uma loja local e foi adotada como tradição religiosa e cultural pelos moradores. 

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter