• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Polícias Civil e Militar flagram quadrilha de assaltantes de banco em Barcarena

Presos e material apreendido

A Divisão de Repressão ao Crime Organizado apresentou neste sábado, 14, pela manhã, uma quadrilha de assaltantes de banco presa em flagrante, na localidade de Arapari, em Barcarena, nordeste do Estado. Em poder dos presos, três metralhadoras tipo Ina de fabricação israelense, um revólver calibre 38, dezenas de munições e uma roupa camuflada foram apreendidos. Os cinco presos deslocavam-se em direção ao Sudeste do Pará em um carro modelo Gol, placa JVL 9390, no dia de ontem, quando foram abordados em operação integrada das Polícias Civil e Militar.
Os presos são o paraense Miguel Moreira Mourão Galvão, 48 anos, natural de Capanema; o maranhense Silas Ferreira Lopes, 27, de Zé Doca (MA); o cearense José Dweneson da Silva Oliveira, 22, de Icó (CE); o paraense Eliomar Damasceno da Silva, 24, de Salinópolis, e piauiense Leonardo Pereira Martins, 32, de Teresina. Participaram da captura do bando policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos (DRRB), da DRCO; da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins e da Delegacia de Barcarena, e policiais militares do Grupo Tático de Abaetetuba e do Destacamento de Arapari, em Barcarena.
As apresentações dos presos, na sede da DRCO, contaram com as presenças do delegado-geral adjunto, Rilmar Firmino de Sousa; dos diretores de Polícia Especializada, João Bosco Junior, e de Polícia do Interior, Sílvio Maués; do titular da DRRB, delegado André Costa; do diretor da DRCO, Ivanildo Santos, e do superintendente regional do Baixo-Tocantins, delegado Délcio Santos, e delegados Sílvio Garcia e McDowell Fortes.

Eliomar da Silva
Silas Lopes
Miguel Galvão
José Oliveira
Leonardo Martins
De acordo com o delegado André Costa, a prisão do bando foi resultado de seis meses de investigações ininterruptas por meio de um trabalho com as Polícias dos Estados da Bahia, Tocantins e Maranhão, onde a quadrilha tem registros de ações de furtos e roubos a agências bancárias.

Armas, munição e demais apreensões

Os furtos têm como alvo os caixas eletrônicos. Já os roubos são praticados na modalidade conhecida por “vapor”, em que o município é sitiado com clientes e funcionários feitos reféns. A ação criminosa é apelidada, atualmente, de “novo cangaço”, em função de que parte das quadrilhas é oriunda do nordeste brasileiro. Ainda, conforme o policial civil, Leonardo é apontado como líder do bando, enquanto que Miguel era o motorista da quadrilha. Um dos presos, Eliomar Damasceno da Silva, é fugitivo do Sistema Penitenciário do Pará. Em 2009, ele escapou do Centro de Triagem da Marambaia, em Belém, onde já respondia por roubo qualificado. Os presos foram autuados em flagrante, na DRCO, por formação de quadrilha ou bando; porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, em função das metralhadoras apreendidas, e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido por causa do revólver encontrado em poder dos presos. Todos, após o final do procedimento, ficaram de ser transferidos ao Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP3), na Vila de Americano, em Santa Izabel do Pará, nordeste do Estado.

Fonte Policia Civil

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter